
Projeto Oiti
A EDF Oiti Transmissora foi fundada em 2022, após a EDF power solutions vencer o Leilão de Transmissão ANEEL Nº 002/2022. A empresa assumiu o compromisso como concessionária para a construção da subestação (SE) Porto do Açu e linhas de transmissão para o seccionamento da Linha de Transmissão (LT) 345 kV existente, que liga a UTE GNA I à SE Campos. Posteriormente, a empresa será responsável pela operação da SE Porto do Açu e de aproximadamente 50 km de linhas de transmissão entre a nova subestação e a SE Campos.
O projeto foi desenvolvido para atender à demanda de energia elétrica de longo prazo do Porto do Açu, no município de São João da Barra (RJ), e da região de Santo Amaro, em Campos dos Goytacazes (RJ), representando um passo significativo para o desenvolvimento econômico local. Dada sua importância, o projeto foi declarado empreendimento estratégico para o Estado do Rio de Janeiro e considerado de utilidade pública.
Fase de Construção:
O início das atividades de instalação da nova SE Porto do Açu está previsto para junho de 2025. A fase construtiva tem previsão estimada de 24 meses, permitindo o comissionamento e operação das estruturas. Durante o pico das obras, é prevista geração de até 63 empregos diretos, além de empregos e serviços indiretos, que serão necessários na cadeia de serviços.
Fase de Operação:
Com a conclusão da fase de construção, após a energização e as fases de teste (comissionamento), será iniciada a fase de operação, do trecho já existente LT 345 kV entre a nova SE Porto do Açu e a SE Campos, por uma extensão de aproximadamente 50 km.
Localização do empreendimento

Responsabilidade Socioambiental
O projeto Oiti possui as seguintes licenças ambientais emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão licenciador e fiscalizador das atividades e por outros stakeholders:
Licença Ambiental Unificada (LAU) IN100627: para as etapas construtivas e operacionais. O projeto contará com a execução de 12 programas ambientais no território:
• Programa de Gestão Ambiental das Obras;
• Plano Ambiental de Construção;
• Programa de Comunicação Social;
• Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores;
• Programa de Resgate e Salvamento da Fauna;
• Programa de Conservação da Fauna;
• Programa de Resgate de Germoplasma;
• Programa de controle da Supressão da Vegetação;
• Programa de Reposição Florestal;
• Programa de Recuperação das Áreas Afetadas pela Obra;
• Programa de Negociação Fundiária;
• Programa de Gestão Ambiental da Operação.
Documentação do projeto
DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA (DUP)
Resolução Autorizativa 14.797 – Área Subestação
Fale com a equipe do Projeto Oiti
Prezando pela construção de relações sólidas com as comunidades do entorno do projeto Oiti, a EDF power solutions Brasil possui diversos canais de atendimento ao público. Caso deseje falar conosco, apresentar dúvidas, sugestões, elogios ou reclamações, envie uma mensagem para o nosso whatsapp (+55 21 99946-8193) ou email (oiti@edfbrasil.com.br). As mensagens serão recebidas por nossa equipe que está comprometida em lhe atender rapidamente.