PD&I: potencializar a eficiência energética e contribuir com um futuro mais sustentável  

Como parte do compromisso de investir em projetos inovadores que contribuam para a construção de um ambiente energético sustentável, a EDF power solutions, por meio da UTE Norte Fluminense, integra o programa nacional regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Deste modo, a companhia contribui com o desenvolvimento de iniciativas que otimizam processos operacionais e a descarbonização, beneficiando, assim, o crescimento econômico e industrial do país. 

Dentre as ações de destaque nos últimos anos, está a adoção de um sistema inteligente de monitoramento e diagnóstico de transformadores baseados em pilares da Indústria 4.0. A partir da utilização da plataforma Preditor, foram integrados o analisador de gases dissolvidos em óleo, sensores de temperatura e corrente, câmeras termográficas, FRACTIVE 4.0 e OnFra 4.0, reunindo todos os dados em um único painel transformador. O conceito de “merging unit” também foi implementado para atuar em conjunto com algoritmos de aprendizado de máquina – com destaque para o IForest, que permite a detecção de anomalias e falhas incipientes. Dessa forma, diagnósticos são feitos com mais precisão, aumentando a confiabilidade dos ativos. 

Já em Macaé (RJ), casa da UTE Norte Fluminense, a EDF power solutions está na fase final do projeto da planta piloto de hidrogênio, com foco na descarbonização de processos e redução da emissão de gases de efeito estufa. Com um Sistema de Gerenciamento Energético para Otimização da Operação de Micro Redes com fontes renováveis, o projeto combina cogeração e produção de hidrogênio para garantir a autossuficiência deste insumo e refrigeração das turbinas. 

Também foram desenvolvidos projetos voltados à otimização da geração de energia em sistemas isolados híbridos, tendo como objetivo a redução do consumo de combustíveis fósseis. Para isso, foi implementado um sistema híbrido inteligente para sistemas isolados no Brasil, que combina fontes de energias renováveis, sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) e geradores a combustível. A partir de um software e aplicativo para celular, será possível obter melhor dimensão das fontes energéticas, reduzindo a dependência de combustíveis como diesel e gás natural. Um controle adaptativo será utilizado para gerenciar as fontes de forma inteligente, ajustando-se às condições climáticas e ao perfil de consumo local. 

Para saber mais sobre o andamento dos projetos de PD&I da EDF power solutions, confira o vídeo abaixo:

Pesquisa

Explore as categorias

Tags

Voltar

Últimos Posts