Parque Eólico Serra das Almas apoia qualificação em comunidades na Bahia e em Minas Gerais

O Projeto Transformação fomenta a capacitação profissional e desenvolvimento socioeconômico

O Parque Eólico Serra das Almas concluiu o Projeto Transformação, uma iniciativa de capacitação profissional que beneficiou mais de 160 jovens e adultos em comunidades rurais e municípios da Bahia e Minas Gerais.

O projeto teve como objetivo a promoção da empregabilidade e o desenvolvimento de novas competências. A iniciativa abrangeu aproximadamente 15 comunidades vizinhas ao parque eólico, localizado nos municípios de Licínio de Almeida (BA), Jacaraci (BA), Urandi (BA) e Espinosa (MG).

Ao todo, foram oferecidos 11 cursos profissionalizantes, totalizando 164 formandos. As capacitações incluíram áreas como Manicure e Pedicure, Administração Básica, Operador de Retroescavadeira e diversos cursos de panificação, como Panificação Básica, Pães Especiais e Produção de Sequilhos. Como resultado, a iniciativa contribuiu com a ampliação de oportunidades profissionais, crescimento pessoal e profissional, além de a fortalecer as comunidades locais.

“Tive a oportunidade de fazer o curso de operador de retroescavadeira, que superou as minhas expectativas e me fez superar meus próprios limites. Pude entender tudo o que tem por trás da profissão, que é muito bonita, você se apaixona cada vez mais por isso. É uma experiência única, proporcionando aprendizado pelo resto da vida”, conta Talita Zaurício, moradora da comunidade Saco da Onça”.

Sobre o Parque Eólico Serra das Almas

O Parque Eólico Serra das Almas é um empreendimento da EDF power solutions localizado na divisa entre os estados da Bahia e Minas Gerais, abrangendo os municípios de Urandi, Licínio de Almeida e Jacaraci. O parque foi viabilizado por meio de contratos no mercado livre e conta com 58 aerogeradores e capacidade de 261 MW.